Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Diário oficial de Minas Gerais será totalmente digitalizado
18 de fevereiro de 2025

Governo, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Assembleia Legislativa unem forças para preservar a memória mineira

Em um esforço conjunto para preservar a história e, acima de tudo, facilitar o acesso à informação, o Governo de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça (TJMG) e a Assembleia Legislativa (ALMG) celebraram um acordo de cooperação técnica. Primeiramente, o objetivo principal é digitalizar o acervo do Diário Oficial de Minas Gerais, abrangendo o período de 1943 a 2010, que atualmente se encontra em formato físico ou em microfilmagens.

O governador Romeu Zema destacou a importância da iniciativa, afirmando que ela representa um avanço extraordinário para Minas Gerais, especialmente para a preservação da memória. Além disso, a digitalização permite consultas de qualquer lugar, com mais agilidade e melhoria no acesso à informação.

Para concretizar essa tarefa, o TJMG realizará uma licitação para contratar uma empresa especializada na prestação de serviços técnicos de digitalização e indexação. Nesse sentido, a expectativa é que mais de 3 milhões de páginas sejam digitalizadas, com previsão de conclusão dos trabalhos em 18 meses.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a parceria entre os três poderes como essencial para o acordo, demonstrando o compromisso com a memória do Diário Oficial. Aliás, o Diário Oficial de Minas Gerais, criado em 1891, teve sua primeira edição publicada em 21 de abril de 1892. Desde março de 2019, circula apenas na versão digital. Em 2024, o site registrou mais de 8 milhões de acessos.

Por fim, a Superintendência de Gestão do Diário Oficial da Secretaria de Estado de Governo (Segov) já digitalizou o acervo histórico, e agora conduz um projeto para desenvolver um novo site do Jornal Minas Gerais, simultaneamente à iniciativa de digitalização.

Informação: Agência Minas