Maurício Fontes é um dos 50 selecionados pela Universidade de Harvard, uma das mais renomadas do mundo
O professor Maurício Paulo Ferreira Fontes, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi aprovado como fellow do Instituto Harvard Radcliffe para o ano acadêmico de 2025-2026. A conquista o coloca entre os cerca de 50 selecionados entre 1.677 candidatos de todo o mundo, em um dos programas de pesquisa interdisciplinar mais prestigiados da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Especialista em Mineralogia e Química do Solo, Maurício desenvolverá o projeto “Metodologias para avaliação da vulnerabilidade dos solos frente à agricultura sustentável e regenerativa na Amazônia”. A proposta busca contribuir com estratégias de mitigação e prevenção do risco de colapso ambiental na região amazônica — um ponto de não retorno que pode transformar a floresta tropical em savana ou deserto, com graves impactos ambientais.
Durante o período da fellowship, o professor irá colaborar com pesquisadores de diferentes áreas para desenvolver novas ferramentas científicas, desafiar paradigmas acadêmicos e propor soluções inovadoras frente aos desafios contemporâneos.
A seleção é um reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pelo docente e reforça o papel da UFV na produção de conhecimento voltado à sustentabilidade e à conservação ambiental.
Informações: UFV