O IPC-Viçosa acompanha mensalmente de forma ininterrupta, desde 1985, o comportamento dos preços dos bens e serviços consumidos pela população de Viçosa.
Quanto custam os produtos e serviços de uma cidade? A resposta a esta pergunta constitui um dos recursos a serem adotados tanto na formulação de políticas públicas quanto na gestão corporativa, visando à tomada de decisões com base em evidências. Porém, historicamente, tal instrumento só se encontra disponível em capitais e municípios de maior porte. Para suprir essa lacuna, a Editora UFV acaba de lançar “Como implementar um índice de preços ao consumidor: a experiência do IPC-Viçosa”.
O lançamento marca os 40 anos do projeto de extensão Índice de Preços ao Consumidor de Viçosa (IPC-Viçosa), sediado no Departamento de Economia da UFV e coordenado pelo professor Jader Fernandes Cirino – autor do livro.
O IPC-Viçosa acompanha mensalmente de forma ininterrupta, desde 1985, o comportamento dos preços dos bens e serviços consumidos pela população de Viçosa, sendo o mais antigo dessa natureza em Minas Gerais, desconsiderando a capital do Estado. Uma das aplicações mais significativas desse índice é sua utilização, de forma oficial, pela prefeitura de Viçosa na revisão da tarifa do transporte coletivo municipal.
Na publicação, a experiência da iniciativa é demonstrada e examinada, oferecendo aos leitores acesso ao entendimento do percurso adotado para a criação e condução do projeto. “Nosso objetivo foi mostrar o passo a passo para a construção de um índice de preços ao consumidor de forma a permitir que outras instituições tenham condições de implementar o seu próprio índice de preços de acordo com a sua realidade locacional”, explica o pesquisador.
Apresentando dados e fundamentação teórica, a obra fornece bases para a implementação desse tipo de estudo em outros municípios em três etapas. Na primeira, explica a formulação de uma Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que é o ponto de partida para a construção do índice. Na segunda, a metodologia de cálculo do IPC é esclarecida, trazendo também as equações adotadas no processo. Na terceira e última etapa, a estruturação e o funcionamento do IPC são detalhados, de modo a nortear o trabalho em demais universidade, instituições de pesquisa, prefeituras, associações comerciais e demais interessados. Em seu apêndice, o livro disponibiliza modelo de formulário a ser utilizado para realização da POF.
“Como implementar um índice de preços ao consumidor” recebeu patrocínio da Casa do Empresário de Viçosa, por meio de um edital lançado pela Editora UFV que objetiva viabilizar a produção de obras captando recursos de organizações e instituições interessadas. A medida foi incorporada às políticas do setor, tendo em vista futuras impressões de livros a partir de apoio obtido nos mesmos moldes.
“Todos ganham com isso: o patrocinador, pela visibilidade obtida junto a um público especializado e também por agregar valor à própria marca; a Editora UFV, que consegue lançar novas publicações; e a sociedade, que continua tendo acesso a conteúdos de grande relevância acadêmica e científica”, explica o diretor da Editora UFV, professor Bricio dos Santos Reis.
Ainda sobre a Casa do Empresário de Viçosa, o patrocínio marca o início de uma parceria entre esta e o IPC-Viçosa, no sentido de fornecer diretamente aos empresários de Viçosa, informações como preços médios e participação no consumo total dos bens e serviços transacionados no município. Dessa forma, terão condições de utilizar os dados do projeto de forma efetiva para a tomada de decisão em termos, por exemplo, de oferta e determinação de preços.
Celebração e lançamento
Os 40 anos do projeto de extensão Índice de Preços ao Consumidor (IPC-Viçosa) serão celebrados no dia 12 de junho, às 18h30, no Auditório Anexo do CCH-1, no campus da UFV em Viçosa. Na ocasião ocorrerá, também, o lançamento oficial do livro Como implementar um índice de preços ao consumidor, da Editora UFV.