Campanha começou neste sábado, 16, e seguirá na zona rural até imunizar todos os animais do município
A Prefeitura de Viçosa iniciou no último sábado, 16, a vacinação antirrábica de cães e gatos no perímetro urbano. De acordo com o Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, foram vacinados 2.884 animais, sendo 2.248 cães e 576 gatos.
Os bairros e pontos atendidos na primeira etapa foram Acamari, Bela Vista, Estação Cultural Hervé Cordovil, Rua dos Passos, Nova Era, Inácio Martins, Amoras, Barrinha, Vau Açu, João Braz, Cachoeirinha, São José do Triunfo e Violeira.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, Leonardo Leandro dos Santos, a vacinação já havia sido realizada de forma domiciliar nas comunidades Coelha I e II, Romão dos Reis e Nova Viçosa. A campanha agora prossegue em todas as regiões rurais do município até que todos os animais sejam imunizados.
A ação tem como objetivo prevenir a raiva, doença grave e fatal que pode ser transmitida aos seres humanos. A imunização dos animais é a principal forma de proteção tanto para a população quanto para os próprios cães e gatos.
Os tutores devem comparecer aos pontos de vacinação com segurança. Gatos precisam ser levados em caixas apropriadas, enquanto cães devem estar com coleiras ou correntes. Caso o animal seja agressivo, o uso de focinheira é obrigatório. Apenas pessoas com idade a partir de 18 anos podem conduzir os animais para a vacinação.
Durante toda a campanha, a Vigilância Ambiental contará com apoio do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Médicos veterinários residentes e estagiários estarão disponíveis para prestar atendimento imediato em casos de intercorrências durante ou após a aplicação das doses.
Informações: PMV