Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Duas estudantes de Ponte Nova estão entre os selecionados para intercâmbio em 2026
27 de agosto de 2025

Programa Passaporte Mineiro do Conhecimento concede bolsas integrais a 150 alunos da rede pública; duas alunas de Ponte Nova estão entre os selecionados.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), divulgou nesta quarta (27), a lista com os 90 primeiros estudantes selecionados para a segunda edição do programa Passaporte Mineiro do Conhecimento. Entre os selecionados, duas alunas de Ponte Nova foram contempladas: Emanuelle Barbosa Martins Vieira e Núbia Lourenço de Godoy. Ambas estudam na Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira.

O projeto permite que jovens da rede pública cursem um ano letivo no exterior com despesas custeadas pelo Estado. Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta edição. Os 60 nomes restantes serão anunciados até o final do ano. As bolsas cobrem integralmente viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro. Os alunos viajarão em 2026 para até 28 países, incluindo Alemanha, Canadá, Japão, África do Sul e Austrália.

Os 90 selecionados representam 75 escolas de 69 municípios mineiros. A seleção prioriza estudantes com desempenho escolar, frequência regular e sem histórico de reprovação. O processo de seleção incluiu uma Trilha Formativa, com temas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e entrevistas presenciais.

O programa é destinado exclusivamente a estudantes de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Nesta edição, 3.100 alunos se inscreveram. Deste total, 500 foram pré-selecionados e 300 participaram da fase final.

A primeira edição do projeto já permitiu que estudantes mineiros realizassem intercâmbios, como Ana Martins, de 17 anos, que está na Itália, e Rafaella Pereira dos Santos, 16, no Vale do Jequitinhonha, que está na Costa Rica.

Informações: Agência Minas