quarta-feira, 7 de outubro de 2026
Urgente

Minas anuncia 3 mil novas vagas para a Polícia Civil e nomeação de excedentes

Minas anuncia 3 mil novas vagas para a Polícia Civil e nomeação de excedentes

Governador também afirmou que candidatos excedentes de concursos da Polícia Civil e da Polícia Penal serão nomeados durante a transição de governo

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, anunciou que o Estado realizará um novo concurso para a Polícia Civil até o fim de seu mandato. Segundo ele, o processo seletivo terá 3 mil vagas para ampliar o efetivo da corporação. A declaração foi feita na terça-feira (6), durante a primeira reunião do secretariado no processo de transição para o governo eleito de Cleitinho Azevedo.

Simões também afirmou que todos os candidatos excedentes dos concursos da Polícia Civil e da Polícia Penal ainda em vigor serão nomeados pelo Estado. A medida, segundo o governador, busca evitar problemas durante a mudança de governo e contemplar candidatos aprovados além do número de vagas inicialmente previsto nos editais.

O novo concurso da Polícia Civil já havia sido apresentado por Simões como um compromisso de campanha. Em agosto, ele anunciou a proposta de ampliar o efetivo da corporação em 3 mil policiais. Em setembro, voltou a defender a contratação.

A definição ocorre após reivindicações de categorias da Segurança Pública relacionadas ao aproveitamento das listas de excedentes e à recomposição dos efetivos. Entre os cargos citados estão delegados, escrivães, investigadores e policiais penais. O tema esteve entre as pautas apresentadas pelas categorias durante o período em que Simões ocupou os cargos de vice-governador e governador.

Em maio de 2025, a Polícia Civil também teve restrições na rotina de trabalho após um contingenciamento de gastos do Executivo estadual. Na ocasião, o Sindicato dos Policiais Civis apontou limitações no abastecimento de viaturas, com orientação para reduzir o consumo de combustível.

Durante o mandato, o governo realizou nomeações de aprovados e remanescentes de concursos anteriores. A demora na liberação de novas vagas foi atribuída pelo governo aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e às condições fiscais relacionadas à renegociação da dívida do Estado.

Transição de governo

Na mesma reunião, Simões apresentou detalhes sobre o processo de transição para a próxima gestão. Os encontros entre as equipes estão previstos para ocorrer de 14 de outubro a 17 de novembro.

O cronograma prevê reuniões conjuntas entre integrantes indicados por Cleitinho Azevedo e representantes do atual governo. As reuniões terão transmissão ao vivo e seguirão uma metodologia padronizada para a elaboração de relatórios técnicos.

O calendário também permite a realização de encontros extraordinários, caso as equipes identifiquem necessidade de informações ou complementações técnicas durante a mudança de governo.

Informações: OTempo