Em comemoração às mais de duas décadas de existência do Programa Municipal da Terceira Idade - PMTI, foi realizado um evento na Praça das Quatro Pilastras para homenagear o programa. A ação foi promovida pela professora do Departamento de Dança, Maristela Lima (Teinha), que, por muitos anos, participou ativamente do projeto e foi uma das fundadoras do PMTI.
O evento contou com a presença do grupo de ginástica Natividade e foram realizadas danças circulares, ginástica, dança sênior e dança de salão, além do famoso forró do PMTI.
Dona Maria Cecília, de 73 anos, participa do programa há mais de 11 anos e conta: "me senti realizada depois que comecei a frequentar o PMTI, lá as pessoas tratam a gente com muito carinho, temos muitas atividades e foi por lá que eu fui alfabetizada e depois cursei Cesec".
O PMTI
Atualmente, o PMTI tem 1800 idosos inscritos, que fazem atividades físicas, danças, fisioterapia, oficinas para memória, atendimento nutricional e atendimento médico. Todas essas atividades têm um impacto muito positivo, pois mantêm os idosos em movimento, proporcionando a eles um envelhecimento ativo e, consequentemente, mais saudável.
Durante as atividades, é estimulada a convivência e socialização entre os idosos, incentivando-os a dialogar entre si. Para o coordenador do PMTI, Rodrigo Lopes, o programa contribui para a saúde e qualidade de vida dos participantes, além de reduzir o índice de depressão entre a comunidade de idosos, que tende a ser grande.
Fonte: Prefeitura de Viçosa (PMV).