quarta-feira, 17 de junho de 2026
Urgente

Projetos da UFV realizam roda de conversa com associações de catadores de Viçosa sobre riscos do novo coronavírus

Projetos da UFV realizam roda de conversa com associações de catadores de Viçosa sobre riscos do novo coronavírus

A equipe do Grupo de Práticas e Pesquisa em Saúde Coletiva (Gruppesc), em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Projeto InterAção e a Defensoria Pública do município, realizou uma roda de conversa intitulada “Sensiliz(Ação) sobre a proteção à vida e à saúde: um foco para a pandemia do novo coronavírus”. A atividade teve como público-alvo trabalhadores(as) da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (Acat) e da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (Acamare).

O objetivo dessa atividade foi informar sobre os cuidados que devem ser tomados pelos(as) catadores(as) no manuseio dos materiais recicláveis, considerando que este é um trabalho de potencial risco, tanto para a saúde desses trabalhadores(as) quanto para a população de Viçosa, visto serem estes materiais meios de transmissão indireta da Covid-19.

De acordo com a líder do Gruppesc e professora do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), Deíse Moura de Oliveira, “sensibilizar grupos sociais mais vulneráveis, como os catadores, torna-se uma tarefa necessária no combate à epidemia, pois acreditamos que ações educativas que abordem a proteção da saúde com estes trabalhadores e trabalhadoras podem, neste momento, evitar adoecimentos e, até mesmo, salvar vidas”, explica.

O defensor público em atuação no município e membro do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), Glauco Rodrigues de Paula, também manifesta a preocupação em relação ao trabalho realizado, principalmente pela falta de transporte para locomoção dos(as) associados(as) até as sedes das associações e de segurança em relação aos equipamentos de proteção individual. “Em Viçosa, coleta seletiva continua, assim como outros serviços considerados essenciais. Porém, temos buscado agir no sentido de assegurar que o trabalho exercido pelos catadores não seja um fator a mais de risco de contaminação da Covid-19″, observa.

Por UFV