COZINHEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA PASSAM POR CAPACITAÇÃO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR
4 de abril de 2017

As 19 cozinhas das escolas da rede municipal de educação de Viçosa preparam cerca de 80 refeições por dia para mais de 5 mil alunos. Para isso a prefeitura investe mais de R$1 milhão por ano na aquisição de produtos para a alimentação escolar.

Os dados são da coordenação de Merenda Escolar da secretaria de Educação, que além da quantidade, investe também na qualidade da alimentação escolar, desde o planeamento do cardápio, observando as qualidades nutricionais dos alimentos, o processamento e também promovendo capacitação dos profissionais responsáveis pela produção da merenda.

No último sábado 1º de abril, cantineiras e auxiliares de cozinha das escolas municipais Professor Paulo Mário Del Giúdice, Doutor Juscelino Kubitschek e Nossa Senhora de Fátima participaram de um mini-curso sobre legislação e práticas higiênico-sanitárias nas cozinhas escolares. A capacitação aconteceu no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e contou com a parceria do Departamento de Nutrição da instituição e da EMATER.

O curso abordou normas e exigências dispostas em portarias e resoluções do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "O objetivo da capacitação é também trazer aos profissionais a reflexão de que a escola é responsável pelos alunos e que, nesse sentido, a preparação da merenda exige cuidados que promovam a segurança alimentar e o bem estar das crianças", destacou a nutricionista e coordenadora do setor de Merenda Escolar, Rosângela da Silva Diogo

O curso teve grande adesão e será repetido em mais quatro edições para abranger todos os 100 profissionais que trabalham nas cozinhas das escolas municipais. A próxima etapa está marcada para o dia 29 de abril, com os servidores das escolas municipais Coronel Antônio da Silva Bernardes, Ministro Edmundo Lins e Doutor Januário de Andrade Fontes.