Detentos fazem rebelião no Presídio de Ponte Nova
28 de setembro de 2020

Na madrugada desta segunda-feira (28), circulavam nas redes sociais, fotos e vídeos dos detentos do presídio de Ponte Nova. Nas imagens, é possível observar um motim entre os detentos.

A esposa de um dos detentos informou que havia muita gritaria e barulhos de tiros vindos do local.

Além disso, nos vídeos, aparecem celas em chamas, muitos gritos, barulho e batidas nas grades.

Familiares informaram que a revolta dos detentos é motivada por maus tratos e proibição das visitas suspensas desde o início da pandemia.

As autoridades
O juiz Felipe Vieira Rodrigues, da Vara de Execuções Penais, informou a esta FOLHA que recebeu os primeiros informes às 22h45 de domingo (27/9), referindo-se a “movimento de desordem sem informações pormenorizadas”.
Segundo o juiz, em relato às 9h30 desta segunda-feira (28/9), “tal movimento de indisciplina foi controlado sem incidente grave contra a incolumidade física de presos e agentes policiais”. Ainda de acordo com o magistrado, maiores informações serão divulgadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado.
A defensora pública Antonieta Rigueira Leal informou às 9h40 que só tem, por enquanto, informações telefônicas e, portanto, “nada oficial por escrito”.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Hermano Santos/PT, está nas mesmas condições de Antonieta. Ele compareceu na sede do CPPN na manhã desta segunda-feira, mas não foi recebido pela Direção da Penitenciária. Hermano citou o caso de um recluso ferido e medicado no Hospital Arnaldo Gavazza.
Ocorrências recentes
Às 16h dessa sexta-feira (25/9), houve “baderna” nas Celas 40, 41, 42 e 47 da Ala 1 com “batidas nas paredes”. Equipe do Grupo de Intervenção Rápida conferiu a estrutura de cada cela e apurou danos em paredes. Remanejaram-se então 90 reclusos para outra região da carceragem.
Na tarde anterior, denúncia anônima chegou à Guarda Prisional mencionando tentativa de fuga de presos da Cela 54 da Ala 8. A Direção do CPPN determinou “revista estrutural” em todas as Celas dessa Ala e, além de buraco na parede do banheiro da Cela 54, encontraram-se sete chuços (tipo de arma pontiaguda) e mapa da unidade “indicando possível rota de fuga”.
Às 12h dessa quinta-feira (24/9), houve repressão pelo GIR de motim nas Celas 43, 44 e 46 da Ala 1 (leia aqui).
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen- MG), informa que na noite deste domingo (27/9), por volta das 23h, policiais penais da Penitenciária de Ponte Nova I controlaram um motim por parte dos presos da unidade.
Os detentos, que estavam sob controle dentro das celas, danificaram a estrutura do local  e fizeram barricadas com colchões para tentar impedir a entrada dos policiais penais. O Grupamento de Intervenção  Rápida (GIR) da unidade e de cidades vizinhas (Itabira e Ipaba) foi acionado.
A Polícia Militar deu apoio externo à ocorrência.
A direção do presídio instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as motivações do ocorrido e avaliar possíveis danos ao patrimônio público.
A unidade prisional está sob controle e segue sua rotina.

publicidade

publicidade

publicidade