fbpx
CidadePaísSaúde & Bem Estar

Viçosa adere a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19

A Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao consórcio liderado pela FNP (Frente Nacional dos Prefeitos) para a compra de vacinas contra a Covid-19. O formulário foi preenchido nesta quinta-feira, 4 de março, com a confirmação sendo feita pelo secretário, Júlio César de Abreu Cotta.

O consórcio dará suporte aos municípios, caso o Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal, não consiga suprir a demanda nacional. Além das vacinas, a constituição de um CNPJ deverá facilitar a compra de medicamentos, insumos e equipamentos. Embora a responsabilidade seja da União, a aquisição tem amparo do STF (Supremo Tribunal Federal) devido a situação de extrema urgência.

De acordo com a FNP, o consórcio também irá auxiliar na captação de recursos. O dinheiro para compra de vacinas poderá ser disponibilizado de três formas: por meio dos municípios consorciados; de aporte de recursos federais, através de emendas parlamentares; e de eventuais doações nacionais e internacionais. Ainda segundo a entidade, a compra não deve ser imediata a partir da constituição do consórcio prevista para até 23 de março. Ela deverá ocorrer se o Governo Federal não distribuir o imunizante aos municípios.

Viçosa recebeu até o momento 4.570 doses da vacina Coronavac e 1.630 doses da AstraZeneca, do Ministério da Saúde, distribuídas pelo governo do estado, através da Unidade Regional de Saúde, de Ponte Nova. Até agora 3.225 pessoas, dos grupos prioritários, foram vacinadas com a primeira dose e 1.648 com a segunda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo