Aglomerações na avenida Santa Rita é pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Viçosa
21 de outubro de 2021

A questão da Avenida Santa Rita foi, mais uma vez, pauta de discussão no Plenário da Casa Legislativa, em reunião realizada na tarde da terça-feira (19).

Durante a Palavra Livre na reunião Ordinária, Daniel salientou “a gente sabe que os moradores têm enfrentado um problema crônico ali na Santa Rita, que vem perpetuando há muito tempo, que é a questão da aglomeração”. Dando continuidade, ele ainda informou sobre a reunião realizada com o objetivo de buscar uma solução ou tentar amenizar as aglomerações frequentes na avenida.

Estiveram presentes no momento, a convite do Vereador Daniel Cabral (PCdoB), em conjunto com a Vereadora Vanja Honorina (PSD), o Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio de Souza, a Chefe do Departamento de Fiscalização, Layra Santos e demais representantes do setor. Também compareceram o Tenente Coronel Gledson Píramo, Comandante da 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Viçosa e demais policiais, além do Chefe do Departamento de Segurança no Trânsito da Diretoria de Trânsito (Diretran), Reinaldo de Faria. O Presidente da Casa Legislativa, Edenilson Oliveira (PSD), e os vereadores Marco Cardoso (Marcão Paraíso) (PSDB) e Marcos Fialho (DEM) participaram da sessão. O assunto foi comentado pelo Vereador Daniel na reunião Ordinária que aconteceu no mesmo dia.

O Vereador Daniel disse que alguns problemas discutidos na sessão foram com relação aos carros de som e consumo e venda de drogas ilícitas no local. “Nesse sentido, um plano foi pensado para conseguir organizar e achar um equilíbrio, com a Santa Rita funcionando, mas proporcionando mais qualidade para os moradores locais”, esclareceu.

A partir da reunião, foram deliberadas algumas ações. A Diretran, em parceria com os bares, vai instalar placas de sinalização proibindo carros de som no perímetro do Bar do Cabelo até o Subway. Além disso, haverá uma fiscalização coletiva nos fins de semana, envolvendo todos os órgãos de fiscalização do Município, juntamente com a Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vara da Infância e o Ministério Público.

Segundo Daniel, “será solicitado, juntamente ao Ministério Público, um ajustamento de conduta na entrega de bebidas por parte de motoboys”. Além disso, ficará proibida a entrega de bebidas no perímetro da Santa Rita depois das 2 horas (dentro do horário limite para o funcionamento dos bares).
No mais, o Secretário Dionísio vai indicar aos órgãos competentes para promover o retorno das mesas na avenida de forma organizada, dentro do espaço de cada bar.

Após ampla discussão entre os convidados e parlamentares presentes, ficou decidido que a fiscalização vai buscar a aplicação dos artigos 174 e 235, ambos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Daniel ainda propôs a realização de um evento específico para evitar problemas na avenida. “Pensando já no retorno da UFV (Universidade Federal de Viçosa) no dia 24 de janeiro, um evento pode ser pensado e estruturado com a Secretaria Municipal de Cultura, em um espaço que ainda será definido, com uma programação ampla para receber os estudantes”, explicou.

Por fim, foi definida uma nova reunião, com o prazo de 15 dias, para colocar todas as medidas em prática, fazer correções necessárias e verificar se as ações estão sendo eficazes.

Por assessoria da Câmara Municipal de Vereadores

publicidade

publicidade

publicidade