UFV doa veículo para Banco de Leite Humano de Viçosa
28 de novembro de 2021

A UFV doou um carro modelo Space Fox para o Banco de Leite Humano de Viçosa (BLHV) do Hospital São Sebastião na última quinta-feira (25). O veículo, entregue pelo reitor Demetrius David da Silva, contribuirá para as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e de nutrição de crianças na UTI Neonatal do município.

A importância da doação do veículo para o Banco de Leite foi destacada pela nutricionista e coordenadora do BLHV, Luzia Maria Pinheiro da Silvana; pelo prefeito Municipal, Raimundo Nonato Cardoso; e pelo provedor do Hospital São Sebastião, Carlos Raimundo Torres Junior. A vereadora Jamille Gomes, responsável por apresentar à UFV a demanda de um veículo para o BLHV, lembrou que o banco de leite de Viçosa é um dos 14 existentes em todo o estado de Minas Gerais, e agradeceu à gestão da Universidade pela sensibilidade, agilidade e por contribuir mais uma vez com o município.

Imagem: Divulgação / UFV

A pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia Franceschini, fez um retrospecto histórico do início da parceria para melhorar os índices de aleitamento materno em Viçosa, ainda em 2003, a partir da iniciativa do curso Nutrição da UFV com o Hospital São Sebastião, que resultou no Programa de Apoio à Lactação (Prolac). Dois anos após a sua criação, foi inaugurado o BLHV, também por meio de um esforço conjunto.

A pediatra da UFV Denise Cristina Rodrigues salientou a importância econômica e, principalmente, social da doação do veículo. De acordo com ela, o Brasil tem a maior rede de banco de leite do mundo, no entanto, a média de aleitamento materno no país é de apenas 58 dias, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, seis meses. "Por isso, o trabalho do BHLV tem uma extensão muito grande. O aleitamento materno reduz em 20% a mortalidade infantil e as crianças na UTI neonatal alimentadas com o leite humano tem seu tempo de internação diminuído em 10 dias, além de um melhor desenvolvimento neurológico”, afirmou.

Para o reitor Demetrius David da Silva, a doação do veículo é uma ação simbólica que demonstra mais uma vez o comprometimento da Universidade com o município de Viçosa. Ele ressaltou a importância institucional das parcerias, baseadas na reciprocidade, como a estabelecida entre a UFV, o BLHV e o Hospital São Sebastião.

Fonte: UFV

publicidade

publicidade

publicidade