Mais de 300 pessoas, de diversos estados do país, participaram na manhã desta quinta-feira (27), da 2ª edição do Simpósio (Re) Descobrindo o Fósforo, promovido pelo Grupo Ge Fert, do Departamento de Solos da UFV. O evento marcou o lançamento do Hub Fosfatados-MG e coloca a Universidade na vanguarda da busca de soluções por novas tecnologias e uso eficiente de fertilizantes no Brasil. O Hub é um ecossistema de inovação que reúne pesquisadores dedicados à criação de tecnologias. Com o lançamento, a UFV passa a ser referência em pesquisas com fertilizantes fosfatados e o oitavo hub de pesquisas a integrar o Plano Nacional de Fertilizantes, criado para reduzir a dependência do país com a importação de fertilizantes essenciais à agricultura.
Segundo o chefe do Departamento de Solos (DPS) e coordenador do Hub Fosfatados-MG, Edson Márcio Mattiello, embora o Brasil seja o país com maior potencial de incrementar a produção de alimentos no mundo, ele ainda importa 60% de sua demanda, impactando a independência do agronegócio. Ele ressaltou que Minas Gerais é o principal produtor nacional de fertilizantes fosfatados, com operações em diversas cidades e forte presença na siderurgia e reciclagem de nutrientes. “O Hub, que já está em funcionamento no DPS, reúne especialistas, instituições de pesquisa e empresas do setor para promover o uso sustentável das fontes fosfatadas, incluindo estratégias de reciclagem de nutrientes e formulações multinutrientes adaptadas aos solos tropicais”, disse. Ele lembrou que a UFV tem tradição em pesquisas com fosfatos, desde os anos 1970, o que justificou a criação do Hub em Viçosa.
O professor Mattiello destacou que o grupo pretende "desempenhar um papel estratégico na busca pela redução da dependência de importação de fertilizantes fosfatados no Brasil, incentivando o aproveitamento das matérias-primas nacionais e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, além de fomentar parcerias com órgãos de extensão para divulgação dos resultados de pesquisas e inovações”.
Para o representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, José Carlos Polidoro, a criação do Hub Fosfatados é muito importante para o Brasil reduzir a dependência da importação, fortalecer o setor agropecuário e zelar pela soberania nacional na produção de alimentos com uso sustentável de fertilizantes.
O evento, presidido pela vice-reitora Rejane Nascentes, foi aberto pelo professor aposentado da UFV Roberto Ferreira de Novais e contou com diversas palestras e debates. Participaram autoridades da Universidade e representantes de órgãos e instituições do país, como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Embrapa; Emater; Epamig; Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert); Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-primas para Fertilizantes; Associação Nacional para Difusão dos Adubos; Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Rio de Janeiro; Superintendência de Inovação e Economia Agropecuária de Minas Gerais; Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Universidade Federal de Lavras e International Fertilizer Development Center.
Informação Institucional UFV