sexta-feira, 12 de junho de 2026
Urgente
Concessão da Rota da Liberdade inicia recuperação da rodovia e prevê duplicação entre Nova Lima e MarianaQuatro são presos em operação contra o tráfico de drogas em Rio PombaHomem é preso por tráfico de drogas após operação da Polícia Militar no bairro da Luz, em UbáPolícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro São Domingos, em UbáTítulo:Semana do Fazendeiro 2026 oferece mais de 500 vagas em cursos do Sistema Faemg SenarParque Estadual do Rio Doce cria primeiro Plano de Pesquisa de Unidade de Conservação de Minas GeraisRede estadual de Minas tem recorde de participação no Simulado Enem MG e registra avanço no desempenho dos estudantesGoverno de Minas firma contrato do Acordo de Reparação do Rio Doce para manejo ambiental de lixo em 200 municípiosConcessão da Rota da Liberdade inicia recuperação da rodovia e prevê duplicação entre Nova Lima e MarianaQuatro são presos em operação contra o tráfico de drogas em Rio PombaHomem é preso por tráfico de drogas após operação da Polícia Militar no bairro da Luz, em UbáPolícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro São Domingos, em UbáTítulo:Semana do Fazendeiro 2026 oferece mais de 500 vagas em cursos do Sistema Faemg SenarParque Estadual do Rio Doce cria primeiro Plano de Pesquisa de Unidade de Conservação de Minas GeraisRede estadual de Minas tem recorde de participação no Simulado Enem MG e registra avanço no desempenho dos estudantesGoverno de Minas firma contrato do Acordo de Reparação do Rio Doce para manejo ambiental de lixo em 200 municípios

Operação do GAECO em Viçosa e região busca coibir avanço do Comando Vermelho na Zona da Mata

Operação do GAECO em Viçosa e região busca coibir avanço do Comando Vermelho na Zona da Mata

Força-tarefa cumpre 58 mandados em cinco cidades mineiras e no estado do Rio de Janeiro

Na manhã desta terça-feira, 21 de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagraram a “Operação Hércules X”, com foco em ações de repressão ao avanço de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira.

Estão sendo cumpridos 58 mandados judiciais nos municípios mineiros de Viçosa, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Ubá e Rodeiro, além de ordens no estado do Rio de Janeiro. A operação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Entre os mandados expedidos, estão 19 de prisão temporária, 5 de internação de adolescentes por atos infracionais relacionados a homicídios e tortura, 32 de busca e apreensão e 2 de indisponibilidade de bens imóveis.

Até o momento, cerca de 20 pessoas foram presas. Também foram apreendidos 15 veículos, drogas, munições, balanças de precisão, dispositivos eletrônicos e outros materiais de interesse para as investigações.

A Justiça determinou a apreensão de veículos e valores ligados ou utilizados em práticas criminosas.

As investigações apontam que integrantes do Comando Vermelho detidos em presídios do Rio de Janeiro estariam coordenando ações para ampliar a atuação da facção em Minas Gerais. Entre as ações identificadas está a criação de “tribunais do crime”, voltados à aplicação de punições corporais a quem infringe regras impostas pelo grupo.

A operação envolve os Gaecos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de cerca de 100 policiais militares, policiais penais, servidores e membros do MPMG.

O objetivo é combater o tráfico de drogas e armas, homicídios e ameaças a autoridades na região. A operação segue em andamento.

Informações: PCMG