O primeiro a saber recebeu um vídeo de denúncia das condições do Cemitério Colina da Saudade, no bairro Cidade Nova em Viçosa. Imagens do vídeo gravado por familiares de entes queridos enterrados no local mostram lápides tombadas, vegetação rasteira sem capina e sepulturas abertas. Segundo o relato de uma das mulheres, os túmulos mostrados eram de seus avós, e não houve nenhuma comunicação com a família sobre a situação.
Entramos em contato com a Prefeitura, e o Diretor de Manutenção da Secretaria de Obras, José de Arimateia, quem está provisoriamente responsável pelas questões dos cemitérios, esclareceu a situação. Segundo o diretor, a estrutura das placas e bordas do túmulo estava quebrada e, portanto, os ossos foram deslocados para um outro túmulo para que se pudesse regularizar as placas de concreto.
Durante a conversa, ele elucidou ainda que o serviço já foi completado e a sepultura, agora com a devida estrutura, já foi recomposta. No entanto, ele reconhece e se solidariza com a insatisfação das mulheres do vídeo. Arimateia explica ainda que, nos últimos 10 dias, uma grande demanda por túmulos tem sobrecarregado a equipe de manutenção.
Segundo a Prefeitura, há cerca de 15 dias o último Coordenador de Cemitérios foi "exonerado a pedido",. No entanto, um novo coordenador deve ser nomeado pelo Prefeito até a próxima segunda (6). Até então, o órgão divulga seu canal de Ouvidoria Municipal, 3874-8385, para sanar dúvidas.