{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


UFV preside reunião do Foripes em BH: Marco de dois anos da Rede Mineira de Formação
10 de dezembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Reitor da UFV lidera celebração que articula 19 IES públicas de Minas, buscando fortalecer parceria com a SEE para valorização docente.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediou nesta terça-feira (9) a celebração dos dois anos da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes), Demetrius David da Silva, junto à reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.

A Rede Mineira é uma articulação que envolve 19 instituições públicas de ensino superior (IES) de Minas Gerais, todas vinculadas ao Foripes. O seu objetivo é desenvolver políticas institucionais e interinstitucionais. O foco dessas ações é a valorização do professor e das escolas, visando o fortalecimento da dimensão pública da educação básica.

O evento contou com a presença do secretário de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares da Silva. O secretário ressaltou as ações e desafios da educação no estado. Ele destacou o potencial de Minas Gerais no ensino superior, mencionando que o estado possui o maior número de instituições públicas (estaduais e federais) de ensino superior do país. Nesse sentido, ele enfatizou a importância da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica.

Como primeiro passo para o fortalecimento da colaboração, o secretário propôs a criação de um Grupo de Trabalho (GT) junto às IES que compõem o Foripes. O GT discutirá possíveis termos de cooperação com a SEE. Os temas sugeridos para debate incluem a formação de professores, o ensino técnico em edital específico para as IES públicas e iniciativas de formação complementar para estudantes da educação básica nos espaços das IES.

O presidente do Foripes e reitor da UFV, Demetrius David da Silva, considerou a proposta de parceria e de trabalho conjunto com a Rede Estadual como um caminho para buscar soluções para os desafios enfrentados pelas IES. Um desses desafios é a menor capacidade de atração de estudantes para o ensino superior. Segundo Demetrius, essa dificuldade é agravada pela redução do número de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cálculos do Ministério da Educação (MEC) indicam que o Enem 2025 registrou, em média, 30% de abstenção nos dois dias de aplicação.

A celebração seguiu durante a tarde com encontros das equipes das IES, incluindo representantes da UFV, que coordenam os trabalhos da Rede Mineira. O objetivo foi a socialização de experiências e o fortalecimento das ações da Rede.

Informações: UFV