Medidas são organizadas pela Diretoria de Segurança (DSG) da UFV juntamente com a Polícia Militar
Com o objetivo de coibir infrações e aumentar a segurança viária no campus universitário, a Diretoria de Segurança da Universidade Federal de Viçosa (DSG/UFV) solicitou à Polícia Militar a realização de ações preventivas e repressivas de fiscalização de veículos, com ênfase em motocicletas. O pedido foi atendido pelo comandante da PM, Major Felipe Oliveira, que garantiu a realização de blitzes semanais em locais e horários variados dentro do campus.
Desde o início da operação, no dia 23 de abril, já foram realizadas três blitzes, que resultaram na abordagem de 155 veículos. Desses, quatro foram apreendidos, 20 notificações foram emitidas e nove motoristas foram identificados como inabilitados.
Além da parceria com a PM, a DSG também estreitou o diálogo com a Prefeitura de Viçosa. Em reunião realizada na última segunda-feira (5), o diretor da DSG, coronel Lúcio Mauro Campos Silva, se encontrou com o secretário de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial, Luís José de Arruda Alves (Tilu), o diretor de Mobilidade Urbana, José Mauro Chaves, e o coordenador dos Agentes de Trânsito, Edelcio Olímpio da Costa. O encontro visou fortalecer ações conjuntas de fiscalização e promover campanhas educativas voltadas à comunidade universitária e à população de Viçosa.
Segundo o coronel Lúcio Mauro, a integração entre universidade, Polícia Militar e poder público municipal é essencial para garantir um ambiente mais seguro e consciente no trânsito.